Diretrizes

Encontro Nacional de Pequisa em Ciência da Informação

AVISO

As presentes normas estão fundamentas nas decisões da reunião do Fórum de Coordenadores de GT, ocorrida entre os dias 22 e 23 de maio de 2019 na cidade de São Paulo (SP).

NORMAS GERAIS

A programação científica do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) será elaborada a partir dos Trabalhos Completos e Resumos Expandidos submetidos (avaliados e aprovados por avaliadores ad hoc) por pesquisadores, pós-graduados e pós-graduandos stricto sensu, submetidos nos distintos Grupos de Trabalho (GT) coordenados por especialistas, cujas regras são:

– Os trabalhos em ambas modalidades devem ser submetidos conforme as normas e padrões estipulados pela Comissão Científica do XIX ENANCIB;

– O idioma oficial do evento é o Português, sendo admitidas exceções, a critério de cada GT;

– Pelo menos um dos autores do trabalho [brasileiros ou estrangeiros] deve ser associado à ANCIB e estar adimplente com o pagamento da anuidade da associação;

– Pelo menos um dos autores do trabalho deverá inscrever-se no evento e efetuar o pagamento da inscrição. Trabalhos aprovados sem ao menos um autor inscrito serão excluídos dos anais;

– As escolhas referentes a modalidade (Trabalho Completo ou Resumo Expandido) e de vinculação do trabalho a um GT devem ser indicadas no cabeçalho da folha de rosto do texto submetido, bem como nos metadados do sistema Open Conference System (OCS), sendo de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) do trabalho submetido.

Sob nenhuma hipótese, haverá migração de uma modalidade para outra ou de um GT para outro. O não atendimento aos requisitos acima indicados implica na rejeição e arquivamento do trabalho pelo coordenador do GT;

– Os Trabalhos Completos ou Resumos Expandidos aprovados dão o direito à publicação nos Anais do Encontro;

– A cada participante é permitida a submissão de no máximo cinco trabalhos considerando as duas modalidades, autoria, coautoria e o conjunto dos 11 Grupos de Trabalho. No caso da submissão de mais de cinco trabalhos serão excluídos os últimos de acordo com a data e hora de submissão;

– A submissão do trabalho deve ser realizada online, por meio do sistema OCS, no site do XX ENANCIB. No ato da submissão o(s) autor(es) deve(m) optar por um dos Grupos de Trabalho e por uma das modalidades, conforme mencionado anteriormente.

– Sob nenhuma hipótese, serão recebidos trabalhos para submissão por e-mail.

– Nenhuma alteração poderá ser feita após a submissão do trabalho, salvo a partir das recomendações dos avaliadores;

– A não apresentação do trabalho implica no cancelamento da emissão de todos os certificados a ele vinculados;

– Será emitido um certificado em formato digital para cada trabalho aceito, apresentado e publicado, enviado para o e-mail dos autores e coautores;

– A submissão de trabalho de autoria ou em coautoria com alunos de graduação implica na sua rejeição e arquivamento no sistema de submissão de trabalhos e retirada da programação do ENANCIB;

Os casos omissos serão analisados e solucionados pela Comissão Científica do ENANCIB.

NORMAS PARA OS TRABALHOS COMPLETOS

Na modalidade Trabalho Completo, podem participar como autores ou coautores:

– Doutores;

– Doutorandos em coautoria com Doutor(es);

– Mestres, em coautoria com Doutor(es);

Acesse o template para elaboração do trabalho completo.

– Pelo menos um dos autores deve efetuar a comunicação oral do Trabalho Completo. O tempo de exposição ficará a cargo de cada GT, assegurando-se o período para debate. Não haverá exposição de pôsteres.

– O sistema de submissões aplica a avaliação cega pelos pares (blind review). Por essa razão, o(s) nome(s) do(s) autor(es), a afiliação institucional, a titulação e e-mail(s) de cada autor não devem constar no texto do trabalho, mas apenas no campo de metadados do sistema OCS destinado a este fim.

– É obrigatório o preenchimento do metadado RESUMO DA BIOGRAFIA, para cada autor/coautor do trabalho. Neste campo devem constar informações sobre a Graduação, Mestrado, Doutorado (no caso de doutores), afiliação institucional e link para o currículo Lattes de cada autor/coautor.

– Palavras-chave/Keywords: incluir entre 3 (três) e 5 (cinco) palavras-chave/keywords, preferencialmente de acordo com o Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação das autoras Lena Vânia Ribeiro Pinheiro e Helena Dodd Ferrez, disponível em <http://www.ibict.br/publicacoes-e-institucionais/tesauro-brasileiro-de-ciencia-da-informacao-1>, resguardando o uso de termos específicos, quando estes não forem contemplado pelo referido tesauro.

– Formato arquivo: o texto deve ser enviado no formato .DOC ou .DOCX (Word)

– Resumo/Abstract: devem ser redigidos em fonte Calibri, tamanho 11, com espaçamento entre linhas simples (1,0 cm), contendo no mínimo 150 e no máximo 250 palavras, cujo conteúdo deve apresentar: objetivo, referencial teórico, metodologia, resultados e as considerações parciais ou finais.

– Folha de rosto: obrigatoriamente deve conter (Ver Template):

XX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação – XX ENANCIB

Número e Título do Grupo de Trabalho [em negrito]

Título do trabalho [em caixa alta]

Modalidade: Trabalho Completo

–  Formato papel: A4

–  Quantidade de laudas: 15 a 20 laudas, incluindo folha de rosto e referências

–  Fonte no corpo do texto: Calibri, tamanho 12

–  Margens: superior= 3,0cm; inferior= 2,0cm; esquerda= 3,0cm; direita= 2,0cm

– Espaçamento entre parágrafos: não colocar espaçamento entre parágrafos

– Recuo de parágrafo: 1,25cm no início de cada parágrafo

– Espaçamento entre linhas: 1,5cm

– Nota explicativa: usar o comando = nota de rodapé/fim de página

– Figuras, Gráficos, Quadros: aplicar a norma da ABNT [NBR 14724:2011]

– Tabelas: aplicar a norma do IBGE [IBGE. Normas de apresentação tabular. 3.ed. Rio de Janeiro, 1993]

– Numeração progressiva das seções: aplicar a norma ABNT [NBR 6024:2012]

– Citações: aplicar a norma ABNT [NBR 10520:2002]

– Referências: aplicar a norma ABNT [NBR 6023:2018]

OBS.: A Comissão Organizadora do XX ENANCIB fornece a template para a elaboração do trabalho na modalidade Trabalho Completo. A correção ortográfica é de exclusiva responsabilidade dos autores dos trabalhos.

Todos os metadados devem ser preenchidos corretamente no momento da submissão do trabalho no sistema Open Conference System (OCS), do contrário o trabalho será rejeitado sem encaminhamento para avaliação pelos pares. Devido ao processo de avaliação às cegas pelos pares, todas as submissões devem omitir o nome dos autores. Caso o trabalho seja aprovado, os dados dos autores serão inseridos no arquivo final. As propriedades dos arquivos também devem ser removidas antes da submissão.

NOTA: Os casos omissos serão analisados e solucionados pela Comissão Científica do ENANCIB.

NORMAS PARA OS RESUMOS EXPANDIDOS

Na modalidade Resumo Expandido, podem participar como autores ou coautores:

– Doutores;

– Doutorandos, em coautoria Doutor(es);

– Mestres, em coautoria com Doutor(es);

– Mestrandos, em coautoria com Doutor(es);

Acesse o template para a elaboração do Resumo Expandido.

– Pelo menos um dos autores deve efetuar a comunicação oral do Resumo Expandido. O tempo de exposição ficará a cargo de cada GT, assegurando-se o período para debate. Não haverá exposição de pôsteres.

– O sistema de submissões aplica a avaliação cega pelos pares (blind review). Por essa razão, o(s) nome(s) do(s) autor(es), a afiliação institucional, a titulação e e-mail(s) de cada autor não devem constar no texto do trabalho, mas apenas no campo de metadados do sistema OCS destinado a este fim.

– É obrigatório o preenchimento do metadado RESUMO DA BIOGRAFIA, para cada autor/coautor do trabalho. Neste campo devem constar informações sobre a Graduação, Mestrado, Doutorado (no caso de doutores) e link para o currículo Lattes de cada autor/coautor.

– Palavras-chave/Keywords: incluir entre 3 (três) e 5 (cinco) palavras-chave/keywords, preferencialmente de acordo com o Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação das autoras Lena Vânia Ribeiro Pinheiro e Helena Dodd Ferrez, disponível em <http://www.ibict.br/publicacoes-e-institucionais/tesauro-brasileiro-de-ciencia-da-informacao-1>, resguardando o uso de termos específicos, quando estes não forem contemplado pelo referido tesauro.

– Formato arquivo: o texto deve ser enviado no formato .DOC ou .DOCX (Word)

– Resumo/Abstract: devem ser redigidos em fonte Calibri, tamanho 11, com espaçamento entre linhas simples (1,0 cm), estruturado com indicações breves, contendo no mínimo 50 e no máximo 100 palavras.

– Folha de rosto: obrigatoriamente deve conter (Ver Template):

XX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação – XX ENANCIB

Número e Título do Grupo de Trabalho [em negrito]

Título do trabalho [em caixa alta]

Modalidade: Resumo Expandido

–  Formato papel: A4

–  Quantidade de laudas: 7 a 8 laudas, incluindo folha de rosto e referências

–  Fonte no corpo do texto: Calibri, tamanho 12

–  Margens: superior= 3,0cm; inferior= 2,0cm; esquerda= 3,0cm; direita= 2,0cm

– Espaçamento entre parágrafos: não colocar espaçamento entre parágrafos

– Recuo de parágrafo: 1,25cm no início de cada parágrafo

– Espaçamento entre linhas: 1,5cm

– Nota explicativa: usar o comando = nota de rodapé/fim de página

– Figuras, Gráficos, Quadros: aplicar a norma da ABNT [NBR 14724:2011]

– Tabelas: aplicar a norma do IBGE [IBGE. Normas de apresentação tabular. 3.ed. Rio de Janeiro, 1993]

– Numeração progressiva das seções: aplicar a norma ABNT [NBR 6024:2012]

– Citações: aplicar a norma ABNT [NBR 10520:2002]

– Referências: aplicar a norma ABNT [NBR 6023:2018]

OBS.: A Comissão Organizadora do XX ENANCIB fornece a template para a elaboração do trabalho na modalidade Resumo Expandido. A correção ortográfica é de exclusiva responsabilidade dos autores dos trabalhos.

Todos os metadados devem ser preenchidos corretamente no momento da submissão do trabalho no sistema Open Conference System (OCS), do contrário o trabalho será rejeitado sem encaminhamento para avaliação pelos pares. Devido ao processo de avaliação às cegas pelos pares, todas as submissões devem omitir o nome dos autores. Caso o trabalho seja aprovado, os dados dos autores serão inseridos no arquivo final. As propriedades dos arquivos também devem ser removidas antes da submissão.

NOTA: Os casos omissos serão analisados e solucionados pela Comissão Científica do ENANCIB.

Política de privacidade

As informações prestadas neste Evento serão usadas exclusivamente para os serviços prestados neste âmbito, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.