Conheça Florianópolis – Parte 2: encantos históricos da ilha da magia

Encontro Nacional de Pequisa em Ciência da Informação

Conheça Florianópolis – Parte 2: encantos históricos da ilha da magia

Quando você ouve falar sobre Florianópolis pensa logo em praia? Apesar da ilha ser conhecida por suas belas praias e paisagens naturais deslumbrantes, também há muita beleza produzida pelo homem. Que tal conhecer um pouco do centro histórico quando estiver na cidade?

Praça Hercílio Luz e Parque da Luz
Localizados na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, tradicional ponto turístico da cidade, a praça abriga uma estátua do ex-governador que dá nome a ambas e um mirante do qual é possível apreciar as baías norte e sul. O parque, localizado em frente à praça, abriga uma área verde bem no centro da ilha e também uma área de recreação. 
Endereço: Rua Almirante Lamego, Centro.

Foto: Flávio Tin/ND.

Mercado Público
Construído ao final do século XIX, ao lado da antiga Alfândega, o prédio caracteriza-se como um ponto de encontro, com lojas, bares e restaurantes que atraem moradores e turistas. Possui um vão central no qual são realizadas performances artísticas e culturais.
Horário de funcionamento: as lojas ficam abertas de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados das 7h às 14h. Não abrem aos domingos. Já os bares, poderão funcionar em dias úteis até 22h e, nos fins de semana e feriados até às 17h.
Mais informações: http://www.guiafloripa.com.br/turismo/patrimonios-historicos/mercado-publico
Endereço: Rua Conselheiro Mafra, 255 – Centro

Foto: Diorgenes Pandini/Agência RBS.

Casa e Largo da Alfândega
O prédio localizado na parte baixa do centro histórico ficava à beira mar até a década de 1970. A construção de um aterro na região deu origem ao Largo da Alfândega, onde há um chafariz e um monumento em homenagem às rendeiras. Atualmente, no prédio funciona o Centro da Cultura Popular Catarinense, com exposição e venda de artesanatos produzidos em diferentes regiões do estado.
Endereço: Rua Conselheiro Mafra, 141 – Centro.

Fonte: Vivendo Floripa.

Palácio Cruz e Sousa
O prédio está localizado na Praça XV, próximo à Catedral Metropolitana, é de arquitetura eclética, com elementos do barroco ao neoclássico. O nome deve-se ao renomado poeta catarinense João da Cruz e Sousa, cujos restos mortais estão guardados no edifício. Atualmente, abriga o Museu Histórico de Santa Catarina, que possui em seu acervo móveis e objetos de época, reproduzindo a rotina de pessoas que ali viveram.
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 10h às 18h. Sábado e domingo das 10h às 16h. 
Ingressos: Inteira: R$ 5. Meia: R$ 2. Mediante comprovação, para estudantes; menores de 18 anos; doadores de sangue registrados em hemocentros de Santa Catarina; professores exercendo docência nos níveis infantil, fundamental e médio. 
Entrada gratuita, mediante comprovação, para professores acompanhando a turma; crianças com idade inferior a 5 anos; pessoas com deficiência; maiores de 60 anos; guias turísticos.  
Aos domingos, a entrada é gratuita para todos.
Mais informações: http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/turismo/index.php?cms=palacio+cruz+e+sousa
Endereço: Praça XV de Novembro, 227 – Centro.

Fonte: Destino Florianópolis.

Biblioteca Pública de Santa Catarina
A Biblioteca Pública do estado foi fundada em 1854 e desde 1979 está situada no mesmo local no centro de Florianópolis. Conta com um acervo diversificado, para diversas faixas etárias e sobre diferentes áreas do conhecimento, além de obras em braile, de coleções de periódicos e de obras raras. Possui espaços para interações, mas também andares inteiros dedicados a estudos, com sinalizações que indicam o nível de ruído permitido.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 11h45min.
Mais informações: http://www.cultura.sc.gov.br/espacos/biblioteca
Endereço: Rua Tenente Silveira, 343

Fonte: Fundação Catarinense de Cultura.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *